Comitê Gestor Territorial do Agreste Setentrional dá continuidade à elaboração do Plano Ação Territorial da Agroecologia
No dia 16/09/2019, ocorreu a segunda reunião do Comitê Gestor Territorial (CGT), na Escola Municipal Padre Nicolau Pimentel, em Feira Nova, objetivando a continuidade da construção do Plano de Ação Territorial (PAT) da Agroecologia. Esta atividade faz parte do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter).
O Prodeter é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região. No caso do Agreste Setentrional, os municípios participantes deste programa são Bom Jardim, Feira Nova, João Alfredo e Orobó.
Na ocasião, estiveram presentes os componentes dos Comitês Gestores Municipais (CGM) das respectivas cidades. Em seu arranjo há agentes econômicos (produtores agroecológicos) e representantes dos parceiros institucionais como STR, Poder Executivo Municipal, Conselho de Desenvolvimento, MPA, SERTA, Agroflor, Sebrae-PE, IF-PE Campus Vitória de Santo Anão, Secretaria (Estadual) de Desenvolvimento Agrário (SDA), IPA/GEMA, Coopffen, associações e entidades rurais.
Toda a equipe da Agroflor está muita animada com toda esta mobilização proporcionada pelo Prodeter. A Agroflor, fundada em 1999, se organizou através de associados, os quais acreditavam melhorar suas vidas a partir de uma nova orientação para suas práticas de produção: a agricultura agroflorestal com base na ciência da agroecologia.
A liderança do CGT tem por coordenador o jovem Geovane Freire, agroecologista de Orobó. Já o subcoordenador Rildo Tomé de Gouveia, o qual é o atual vice-presidente do SERTA. João Ribeiro da Silva Filho é agroecologista e coordenador financeiro da Agroflor, compõem como secretário.
João Ribeiro resumiu esta reunião como mais um passo “para o fortalecimento da agricultura de base agroecológica no municípios onde o Prodeter está atuando”. Estas discussões propiciaram a identificação as ações e dos objetivos específicos a perseguidos no Plano de Ação Territorial (PAT) da Agroecologia.
Quanto aos encaminhamentos, já estão estabelecidos o Problema a ser mitigado, o Objetivo Geral, as Metas, os Objetivos Específicos e as Ações (estes dois últimos parcialmente). O próximo encontro ocorrerá no dia 21/10/2019, no município de Orobó.
Para mais informações sobre o Prodeter, basta acessar:
https://www.bnb.gov.br/programa-de-desenvolvimento-territorial